quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Como posso?


Certo dia, conversando com um amigo, fiquei sabendo de uma história que vale a pena ser publicada. Ele me contava a respeito de uma jovem e um rapaz, que haviam sido chamados por Deus para o servir no ministério e que cursavam o mesmo seminário. Esse rapaz, guardava consigo um segredo que fez toda a diferença na história e que é o principal marcador deste texto: um amor quase surreal pela bela jovem. Numa determinada época, a moça, por falta de condições financeiras, resolveu parar por uns tempos o estudo de teologia que tanto amava. O moço apaixonado, inconformado com a situação de ver sua amada longe daquilo que a fazia tão feliz, tomou uma decisão como a dos romances da nossa literatura: deixou o seminário e com o recurso que pagava os seus estudos, passou a pagar os da "menina dos seus olhos". No entanto, algo que eu ainda não mencionei e que deixa envergonhado qualquer pessoa que usaria isso como estratégia para conquistá-la, foi o fato de que o rapaz manteve isso como mais um de seus segredos. E foi assim durante todo o período em que ela esteve no seminário. Ao terminar os estudos e por um acaso ao descobrir quem era o seu mantenedor, a moça foi tomada pelo mesmo sentimento que impulsionava o rapaz, e sua conclusão foi: Como posso não amar alguém que tanto me ama?!

A reação da, então, formada em teologia me fez refletir sobre algo. E aqui estou mais uma vez para falar sobre o Amor Divino.

Porque Deus amou o mundo, de tal maneira, que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

O verbo perecer significa: deixar de existir; acabar. E esse é justamente o destino miserável do homem sem Deus. No entanto, nesse versículo em negrito, podemos observar todo o plano de Deus para a salvação do homem.
A primeira coisa que vejo é a maior prova de amor já oferecida a alguém: um amor imutável e eficaz oferecido por Deus através da morte do seu filho, Jesus, numa cruz que, por sinal, ele não merecia.
Como consequência dessa morte, vejo a eficácia do amor Divino ao atingir seu principal objetivo que é a salvação de todo aquele que crê, nos livrando assim da condenação, da morte eterna, e nos proporcionando vida, vida em abundância, vida eterna.

E você, caro leitor, como se sente ao saber desse tão grande amor?
Se por acaso se sentir constrangido, é porque talvez o Espírito Santo já o esteja convencendo de que você é um alvo desse amor. Permita-se experimetar desse amor e passe a viver em função dele, assim como foi na história que contei lá em cima.
Pare um momento e reflita sobre isso...


AAhh, antes que eu esqueça, o rapaz continuou seu seminário logo após o da sua amada, hoje eles são casados e serão felizes para sempre... (rs)


Em Cristo,
Forte Abraço.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Você é bom o bastante para entrar no Céu?


Caro leitor,

Esse é um daqueles textos chatos, por isso, você não é obrigado a ler. Pensando nisso, sinta-se livre para clicar naquele "xizinho" lá no canto superior direito da sua tela. Mas, caso assim como eu e todo brasileiro, você seja curioso, então dedique algum tempo na leitura deste texto e permita-me, com o auxílio bíblico, responder a essa interrogação.

Nas oportunidades que o Senhor já me deu de falar sobre seu amor para outras pessoas, uma pergunta eu sempre costumei fazer: "Quando o senhor(a) morrer, para onde irá?". Depois de algum tempo pensando e de um sorrisinho envergonhado, a resposta era, na maioria dos casos, a mesma: "Não sei!" No entanto, havia um seleto grupo de pessoas que, corajosamente e desinformadamente, se arriscava a dizer: "Eu vou para céu pois sou uma pessoa muito boa", é a esse tipo de resposta que quero me deter nesse texto.
Quando me deparava com esse tipo de argumento, minha pergunta seguinte era automática: "Você é bom o bastante para entrar no céu?" isso mesmo, é a mesma pergunta que te fiz lá em cima. E, antes que você pense na tréplica, vou te "bombardear" com mais algumas questões.

Você já contou alguma mentira??

O nono Mandamento diz: "Não dirás falso testemunho" (não minta). Se contar alguma mentira sequer, nos padrões de Deus, você já é um mentiroso. E, pra piorar, em Apocalipse 21:8 Deus diz: "...Todos os mentirosos terão sua parte no lago de fogo..."

Quer mais?

Você já desobedeceu seus pais alguma vez??

O terceiro Mandamento diz: "Honra teu pai e tua mãe". Se você já cometeu um ato sequer que desonrou aos seus pais, já era, desobedeceu a Deus. A lei era clara: "Quem Maldisser a seu pai ou a sua mãe, seja punido de morte". Jesus citou isso também em Mc 7:10. Em 1 Coríntios capítulo 6, versículo 10, Paulo diz: "...nem os maldizentes herdarão herdarão o reino de Deus".

Quer mais?? Então tome (rs)

A Bíblia fala que basta que a gente tropece em um só de Seus Mandamentos para sermos culpados de todos. "Pois, qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos." (Tiago capítulo 2, versículo 10)

Diante disso entendemos que NÃO! não somos merecedores da Salvação, pois somos culpados em tudo aos olhos de Deus.
Uii, isso é forte, não?! Mas calma (lembrei do texto "Duas notícias" ..."não precisa se atirar no Gânges..." rs) continuando, calma, pois agora é a hora do alívio que você, que não clicou no "xizinho", vai adorar receber.

Querido, de fato, as nossas obras são más e nos torna culpados. Mas, elas não têm efeito no que diz respeito a salvação. A Bíblia diz: "Pois pela GRAÇA sois salvos, mediante a FÉ. Isso não vem de vós; é dom de DEUS. NÃO vem de OBRAS, para que ninguém se glorie." Efésios capítulo 2, versículos 8-9.

Se não depende de obras, é de quê então??

"E em nenhum outro há salvação, porque também, debaixo do céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos." (Atos 4:12)

Salvação, amigo leitor, só através de Cristo!. Se você crer nessa palavra, então, pode esquecer tudo que falei lá em cima sobre condenação e tal... Porque nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus...(Romanos 8:1)

No amor daquele que é o único meio de salvação,
Forte Abraço.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Correndo atrás do vento...


Quando você, amigo leitor, observou o título deste texto, talvez tenha imaginado uma cena de um louco tentando fazer algo que jamais conseguiria. Se foi isso, bingo!!, você está dançando minha música e talvez, ao final desta leitura se identificará com este personagem.
O fato é que atualmente, muita gente tem corrido atrás do vento. E infelizmente, você e eu, muitas vezes nos encaixamos perfeitamente nesse "muita gente".
Exemplo?, permita-me falar sobre a felicidade...
Ah, quem não corre atrás da felicidade, que atire a primeira pedra. (Não em mim, tá?)

Mas, do que a gente precisa para ser feliz?
De onde vem a felicidade?

Seria ou viria, da riqueza?

Permita-me citar um exemplo:
Salomão, o cara era extremamente rico. No capítulo 2, o livro de Eclesiastes descreve que ele investiu pesado em coisas e em pessoas: casas, jardins, gado, terras, cantores, escravo etc...
Assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riqueza como em sabedoria. (I Reis 10:23)

Seria ou viria então, da sabedoria?

Outro exemplo?, Lá vou eu mexer de novo com Salomão...

A Bíblia diz que "... de todos os povos vinha gente a ouvir a sabedoria de Salomão..." (I Reis 4:34)
E apesar de toda essa sabedoria, Salomão acabou descobrindo que é tolice se esforçar demais para adquirir conhecimento, pois o final da vida do sábio, é o mesmo da vida de quem nada sabe.

Pelo que, eu disse no meu coração: Como acontece ao tolo, assim me sucederá a mim; por que, então, busquei eu mais a sabedoria? Então disse no meu coração que também isto era vaidade. Porque nunca haverá mais lembrança do sábio do que do tolo: porquanto de tudo, nos dias futuros, total esquecimento haverá. E como morre o sábio, assim morre o tolo! Pelo que, aborreci esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e aflição de espírito. (Ec 2:15-17)
(Essas são palavras do próprio Salomão, viu?!)

Pois é, depois de tanto trabalhar, de tanto lutar e finalmete de tanto pensar no que havia feito, Salomão chegou a seguinte conclusão: "E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol." (Ec 2:11).

"Pobre" Salomão, percebeu isso depois que havia feito tudo... Mas, afinal, em que consiste a felicidade??
O que fazer para tê-la??

Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos. (Jesus orando. Jo 17:13)

Repare que Jesus fala de uma alegria completa, ele sabia o que estava falando. Caro leitor, por mais que você busque em outras coisas, a única fonte de alegria COMPLETA é Jesus.
Não quero com isso fazer apologias, ou passar a ideia de que não devemos buscar a sabedoria ou a estabilidade financeira pelo contrário, devemos buscá-las sim até porque a alegria completa que o Senhor nos oferece, abrange essas áreas também. No entanto, o que quero que entenda é que por mais realizado que essas coisas o deixem, você só encontrará uma fonte inesgotável de alegria e prazer, aos pés do Senhor Jesus.
Se entender essa mensagem, parabéns, você desfrutará de uma paz perfeita que lhe proporcionará momentos incríveis de prazer ao lado de Deus. Mas se não a entender, lamento, você continuará sempre correndo atrás do vento, como aquele louco que falei lá no começo. Quero apenas te alertar uma coisa: Cuidado com a síndrome de Salomão...

No amor dAquele que foi, é e sempre será a única fonte de alegria,
Deus te abençoe...

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Duas notícias...

Caro leitor,

Tenho duas notícias pra te contar hoje. Como na maioria dos casos de notícias que serão passadas a alguém, uma é ruim e outra boa. E também, como sempre é feito, vou começar com a ruim para que você possa se "agarrar" com a segunda.

Bom, a primeira, é que você é pecador.
A Bíblia diz em Romanos capítulo 3, versículo 23 que todos pecaram e, você está incluso nesse "todos". Para piorar sua situação, a Bíblia também diz em Romanos capítulo 6, versículo 23 que a única coisa que você receberá em troca disso, é a morte. E acredite, você ficaria satisfeito se soubesse que essa morte fosse apenas física, mas não é.
Para ser mais claro, essa morte é espiritual e eterna. Alguns a chamam de Inferno, talvez você já tenha ouvido falar, não é?
Quando fiquei sabendo disso pela primeira vez, tratei logo de começar a pensar numa maneira de me safar, mas, percebi que não havia nada que eu pudesse fazer por mim mesmo.
Situação desesperadora, não?!!
Mas, calma, não precisa se atirar no Gânges, porque afinal, ainda há uma notícica.
A segunda, é que alguém já fez algo para proporcionar salvação.
Dois mil anos atrás, pegaram uma cruz que era minha e a deram a um homem chamado Jesus. Ele morreu no meu lugar e limpou a minha barra, salvou o meu pescoço e me oferece uma oportuidade de recomeçar.
Talvez isso esteja disponível a você também.
Tenha certeza, essa é a única maneira de alguém se livrar da condenação causada pelo pecado e desfrutar de uma vida eterna ao lado do Senhor.
Permita-me citar um exemplo de uma pessoa que ninguém daria nada por ele, mas alguém deu tudo.

O ladrão da Cruz.

E disse (o ladrão da cruz) a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. (Lucas 23:42)

Na época de Cristo, a cruz era a morte mais humilhante que existia, era um tipo de condenação dada aos "piores" malfeitores da sociedade.
E, para se encontar em tal situação, acredito que o ladrão da cruz não tinha sido uma pessoa muito boa durante sua vida. No entanto, aquele homem era um alvo de Cristo e, pouco tempo antes de sua morte, a ele foi concedido o arrependimento. No fim, recomeçou.
Se ele recomeçou tarde? Não, ele apenas recomeçou... E o que Jesus achou disso?

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que estarás comigo, ainda hoje, no Paraíso.(Lucas 23:43)


Aquele que estava condenado à cruz e ao inferno, experimentou o arrependimento e perdão. E foi salvo.
E você??
Talvez queira, assim como o ladrão, viver mais e quem sabe recomeçar quando estiver perto de morrer. Se for isso, então, peça a Deus para permanecer vivo amanhã...
Caso não queira arriscar, arrependa-se agora, pois essa é a única maneira e talvez sua última chance...

No amor de Cristo,
Forte Abraço.