quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Correndo atrás do vento...


Quando você, amigo leitor, observou o título deste texto, talvez tenha imaginado uma cena de um louco tentando fazer algo que jamais conseguiria. Se foi isso, bingo!!, você está dançando minha música e talvez, ao final desta leitura se identificará com este personagem.
O fato é que atualmente, muita gente tem corrido atrás do vento. E infelizmente, você e eu, muitas vezes nos encaixamos perfeitamente nesse "muita gente".
Exemplo?, permita-me falar sobre a felicidade...
Ah, quem não corre atrás da felicidade, que atire a primeira pedra. (Não em mim, tá?)

Mas, do que a gente precisa para ser feliz?
De onde vem a felicidade?

Seria ou viria, da riqueza?

Permita-me citar um exemplo:
Salomão, o cara era extremamente rico. No capítulo 2, o livro de Eclesiastes descreve que ele investiu pesado em coisas e em pessoas: casas, jardins, gado, terras, cantores, escravo etc...
Assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riqueza como em sabedoria. (I Reis 10:23)

Seria ou viria então, da sabedoria?

Outro exemplo?, Lá vou eu mexer de novo com Salomão...

A Bíblia diz que "... de todos os povos vinha gente a ouvir a sabedoria de Salomão..." (I Reis 4:34)
E apesar de toda essa sabedoria, Salomão acabou descobrindo que é tolice se esforçar demais para adquirir conhecimento, pois o final da vida do sábio, é o mesmo da vida de quem nada sabe.

Pelo que, eu disse no meu coração: Como acontece ao tolo, assim me sucederá a mim; por que, então, busquei eu mais a sabedoria? Então disse no meu coração que também isto era vaidade. Porque nunca haverá mais lembrança do sábio do que do tolo: porquanto de tudo, nos dias futuros, total esquecimento haverá. E como morre o sábio, assim morre o tolo! Pelo que, aborreci esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e aflição de espírito. (Ec 2:15-17)
(Essas são palavras do próprio Salomão, viu?!)

Pois é, depois de tanto trabalhar, de tanto lutar e finalmete de tanto pensar no que havia feito, Salomão chegou a seguinte conclusão: "E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol." (Ec 2:11).

"Pobre" Salomão, percebeu isso depois que havia feito tudo... Mas, afinal, em que consiste a felicidade??
O que fazer para tê-la??

Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos. (Jesus orando. Jo 17:13)

Repare que Jesus fala de uma alegria completa, ele sabia o que estava falando. Caro leitor, por mais que você busque em outras coisas, a única fonte de alegria COMPLETA é Jesus.
Não quero com isso fazer apologias, ou passar a ideia de que não devemos buscar a sabedoria ou a estabilidade financeira pelo contrário, devemos buscá-las sim até porque a alegria completa que o Senhor nos oferece, abrange essas áreas também. No entanto, o que quero que entenda é que por mais realizado que essas coisas o deixem, você só encontrará uma fonte inesgotável de alegria e prazer, aos pés do Senhor Jesus.
Se entender essa mensagem, parabéns, você desfrutará de uma paz perfeita que lhe proporcionará momentos incríveis de prazer ao lado de Deus. Mas se não a entender, lamento, você continuará sempre correndo atrás do vento, como aquele louco que falei lá no começo. Quero apenas te alertar uma coisa: Cuidado com a síndrome de Salomão...

No amor dAquele que foi, é e sempre será a única fonte de alegria,
Deus te abençoe...

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Num é querendo puxar teu saco não!
    mais tu se superou nesse texto!!
    Lindo!! Não me canso de ler :D
    E além disso tu nunca deixa de dizer uma gracinha
    "Ah, quem não corre atrás da felicidade, que atire a primeira pedra. (Não em mim, tá?)"
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!
    Amei mesmo!!

    Xeru no oi!!

    ResponderExcluir
  3. (RE)COMENTANDO

    [Por mais "interessante" que seja viver, nada do que fizermos vale a pena se Deus não estiver por perto].
    Parabéns amooooor, Deus te abençoe mais pra que tu possas escrever maaais!

    Xeru

    ResponderExcluir
  4. Mas Goiiido, nunca pensei que você fosse tão inteligente!!! Amei, eu nem conhecia esse seu lado intelectual. Parabénsssss!

    Ó... achei esse trechinho o máximo "Caro leitor, por mais que você busque em outras coisas, a única fonte de alegria COMPLETA é Jesus". Falou e disse, o cara pode ser rico, ter tudo o que quer, mas se não tem a Jesus, já era meu amigo.
    Beijoooo

    ResponderExcluir
  5. Belíssimo texto!
    É demasiado infeliz e profundamente real a constatação de que passamos boa parte de nossas vidas vivendo como loucos correndo atrás do vento. Por que buscar apenas o que vislumbram os nossos olhos, se tudo o que aqui nos circunda é tão efêmero? Num desejo de eternidade, retemo-nos no que é instantâneo... Somos incansavelmente paradoxais!

    E, como bem disseste, nada nos tem valia se o que buscamos é algo diferente daquilo que vem de Cristo. As 'coisas' só têm sentido quando Cristo está no 'coração' de nossa busca...

    Que Ele possa nos ensinar a não olhar para os lados!

    Parebéns, mais uma vez, pela composição!
    Fica na Paz! \o/

    ResponderExcluir
  6. mto mto bom!! :D adorei, Jonta!!
    num comentei antes pq aki em casa num tava abrindo nenhum blog!!
    qd vi o titulo, lembrei dos nossos estudos!!
    =D
    bjss

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito! De verdade..

    Deu até orgulho por ser de meu amigo... rs

    ResponderExcluir